A Tomografia Computadorizada em Medicina Veterinária é um procedimento de imagem não invasivo que utiliza radiação ionizante (raios-X). O exame tomográfico é realizado com o objetivo de buscar diagnósticos de possíveis alterações em diferentes partes do corpo dos pets, como ossos, tecidos moles e demais órgãos. As imagens geradas pelo tomógrafo das partes do corpo do pet são reconstruídas em multiplanar e em 3D, permitindo que o médico veterinário as interprete com maior detalhamento. Para a realização desse exame, que é indolor, prático e rápido, é necessário agendar e preparar adequadamente os pets. Para mais informações, entre em contato conosco.
O exame deve ser realizado sob anestesia, pois o pet precisa permanecer deitado na mesma posição durante todo o procedimento. É imprescindível usar anestesia, uma vez que o seu pet deve ficar imóvel.
Na maioria dos exames de Tomografia Computadorizada, pode ser necessário o uso de contraste para apresentar de maneira clara as estruturas a serem estudadas. Em casos raros, podem ocorrer alergias.
As indicações para a realização de um exame de Tomografia Computadorizada em animais de estimação são numerosas, especialmente em regiões de difícil visualização por meio de radiografias ou onde há sobreposição significativa de estruturas, como, por exemplo:
Utilizada no diagnóstico de tumores cerebrais e na avaliação de alterações nas regiões retrobulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas e condutos auditivos.
Indicado para o diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas, luxações, espondilose deformante e para o planejamento cirúrgico.
Usada na pesquisa de alterações no mediastino, nódulos pulmonares e avaliação da cadeia linfonodal.
Auxilia na avaliação da extensão de tumores e sua origem, na avaliação da cadeia linfonodal e no planejamento cirúrgico.
Auxilia na avaliação da extensão de tumores e sua origem, na avaliação da cadeia linfonodal e no planejamento cirúrgico.
+ cuidados e critérios básicos para a realização do exame de TC
Para a realização do exame de Tomografia de Coluna (cervical, torácica, tóraco-lombar, lombar, lombo-sacra ou sacro) favor preencher e assinar o termo de autorização para a Tomografia Computadorizada (TC) de Coluna.
Para a realização do exame de Tomografia de outros segmentos como (abdômen, crânio, membros) favor preencher e assinar o termo de autorização para a Tomografia Computadorizada (TC)
Os termos estão disponíveisl em nosso site ou podem ser impressos e assinados diretamente no Hospital pelo proprietário ou responsável pelo paciente.
Preencher e assinar o termo de autorização para anestesia. O termo está disponível em nosso site ou pode ser impresso e assinado diretamente no Hospital pelo proprietário ou responsável pelo paciente.
O animal deve apresentar exames laboratoriais recentes (realizados há no máximo 10 dias) antes da realização da tomografia computadorizada (TC). Os exames solicitados são: hemograma, ureia, creatinina, ALT, FA e albumina. Pacientes com mais de 7 anos ou com cardiopatia devem, obrigatoriamente, possuir exames cardiológicos recentes (ecocardiograma e eletrocardiograma).
Todos os exames mencionados acima, bem como quaisquer exames de imagem (raio-x, ultrassom, etc.) que o paciente possua, devem ser entregues ao anestesista e ao radiologista antes do início da tomografia, por meio do e-mail fornecido pela recepcionista no momento do agendamento.
É necessário agendar previamente o exame de tomografia computadorizada (TC) pelos telefones (19) 3242-2408 / (19) 9 9820-9049.
Pacientes com exames laboratoriais normais e que não apresentarem intercorrências durante o exame de TC ficarão em observação até a liberação pelo anestesista. Recomenda-se repouso no restante do dia, com alimentação leve.
Pacientes com alterações significativas nos exames laboratoriais, em condição clínica grave ou que apresentarem intercorrências durante o procedimento, devem ser internados para observação e terapia de suporte após o exame de TC.