TOMOGRAFIA

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

O exame de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA emite raios X ao redor do corpo do seu pet e produz imagens transversais do interior do corpo com precisão. Desta forma é capaz de retratar partes internas, que ficam sobrepostas ao exame de raios-x convencional, e detectar precocemente pequenas alterações nos tecidos.

 

Atentos às necessidades da Medicina Diagnóstica no segmento pet, adquirimos o primeiro TOMÓGRAFO DE CAMPINAS E REGIÃO, TOSHIBA [ASTEION VP]. A tecnologia permite que:

 

  • os exames sejam realizados com anestesia de curta duração, uma vantagem essencial para os pacientes em estado clínico não estável
  • maior cobertura de extensão corporal em um única varredura
  • menor possibilidade de artefatos de movimento do paciente
  • menor dose de radiação necessária para aquisição de imagens
  • cortes milimétricos
  • permite reconstruções multiplanares e 3D.

ANESTESIA

É necessário usar anestesia para esse procedimento, já que o seu pet precisa ficar deitado sem se movimentar.

CONTRASTE

Na maioria dos exames de TC, pode se fazer necessário o uso de contraste para que certas estruturas possam ser vistas. Há casos, mesmo que raros, de alergias.

INDICADORES

As indicações para o exame de Tomografia Computadorizada em pets são inúmeras, principalmente nas regiões de difícil visualização ao exame de raios-X ou onde exista muita sobreposição de estruturas, como por exemplo:

CRÂNIO

Para diagnóstico de tumores cerebrais, pesquisa de alterações nas regiões retrobulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas, condutos auditivos.

COLUNA

Para diagnóstico de hérnia de disco, neoplasias na coluna, espondilomielopatia cervical, discoespondilite, fraturas da coluna, luxações, espondilose deformante, planejamento cirúrgico.

TÓRAX

Para pesquisa de alterações em mediastino, pesquisa de nódulos pulmonares, avaliação da cadeia linfonodal.

ABDÔMEN

Para avaliação da extensão de tumores e sua origem, avaliação da cadeia linfonodal, planejamento cirúrgico.

SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO

Avaliação dos processos articulares como cotovelo, ombro, coxo-femoral, fraturas de pelve.

Toshiba 4

Para suporte, recebimento de requisições, exames e autorizações, envie-nos uma mensagem para o e-mail:tomografia@hospitalverlengia.com.br

(Cuidados e critérios básicos para a realização do exame de TC):

A. Este exame somente será realizado com a requisição preenchida e assinada pelo médico veterinário responsável. (A requisição pode ser encontrada no site do Hospital ou redigida no próprio receituário do médico veterinário requisitante, devidamente assinado e carimbado).

 

B. Preencher e assinar o termo de autorização para TC. Termo disponível em nosso site ou pode ser impresso e assinado no Hospital, pelo proprietário ou responsável pelo paciente.

 

C. Preencher e assinar o termo de autorização para anestesia.
Termo disponível em nosso site ou pode ser impresso e assinado no Hospital, pelo proprietário ou responsável pelo paciente.

 

D. O animal deve possuir exames laboratoriais recentes (máximo de 10 dias) previamente ao exame de TC. Os exames solicitados são: hemograma, ureia, creatinina, ALT, FA e albumina.

 

OBSERVAÇÃO: se o animal possuir alguma cardiopatia, realizar também ecocardiograma e eletrocardiograma.

 

Todos os exames descritos acima e eventuais exames de imagem (raio-x, ultrassom .etc) que o paciente possuir deverão ser entregues ao anestesista e radiologista antes do início da tomografia.

 

E.

Tomografia

F. Faz-se necessário o agendamento prévio
do exame de TC pelo telefone (19) 3242-2408.

 

Para suporte, recebimento de requisições, exames e autorizações, envie-nos uma mensagem para o e-mail abaixo:
tomografia.verlengia@gmail.com

Pacientes com os exames laboratoriais normais
e que não tiverem intercorrências durante o exames de TC ficarão em observação até a liberação pelo anestesia. Solicita-se repouso
no restante do dia, com alimentação leve.

Pacientes com alterações significativas dos exames laboratoriais e ou que estejam em condição clínica grave, ou, ainda, que tenham intercorrências durante o procedimento, recomendam-se a internação para observação e a terapia de suporte, após o exame de TC.
A internação deverá ser autorizada pelo tutor e pelo veterinário responsável.

 

Para suporte, recebimento de requisições, exames e autorizações, envie-nos uma mensagem para o e-mail abaixo:
tomografia.verlengia@gmail.com