Cães: como adotar ou comprar um?

 In ADOÇÃO, Campinas, MEDICINA VETERINÁRIA

Seleção da Raça

Os cães são divididos em de raça pura e mestiços. São 124 raças reconhecidas e agrupadas em sete categorias: caça, trabalho, terrier, toy, esportivo, não esportivo e pastoreio. Existem milhares de combinações de mistura de raças. Cada cão de raça pura ou mestiça tem uma personalidade única. Cães originários de uma raça para um propósito específico tendem a reter essas características. Esses cães talvez precisem de um treinamento adicional e paciência. Escolher uma raça específica não garante um comportamento particular, mas escolher animais da prole com o temperamento desejável aumentam as chances de ter o melhor animal de estimação. Cães de raças mestiças podem ser lindos, inteligentes, amáveis e sociáveis como os cães de raça pura. Veterinários, livros específicos de raças (disponíveis em livrarias e pet shop) e exposições de cães são excelentes recursos de informações sobre características e necessidades individuais de cada raça. Escolha seu novo cão de acordo com seu estilo de vida e viva a situação na cabeça.

 

Escolhendo um cãozinho

Um cãozinho filhote pode ser uma ótima aquisição para a família, mas com a diversão tem também a responsabilidade para cuidar dele e fornecer bem-estar. Considere e prepare-se para as necessidades do seu cãozinho antes de adotá-lo! Escolha um cãozinho que seja ativo, amigável e curioso. Se você escolher um cãozinho tímido porque você sentiu pena dele, lembre-se que tais cãezinhos podem ser medrosos durante toda sua vida. Cães medrosos algumas vezes tornam-se agressivos e mordem. O temperamento relativo dos filhotes pode ser uma indicação do seu comportamento futuro. Se você pega um cãozinho de um criador, peça para ver os pais do cãozinho. Solicite os nomes dos donos dos cães relatados e entre em contato com esses donos para informações sobre o comportamento e saúde de seus cães. Um treinamento canino é um fator importante na determinação do comportamento no futuro. Cãezinhos saudáveis aprendem rapidamente. O contato frequente com pessoas no início da vida do cãozinho aumentam as chances de adaptação à família humana. Seis a dez semanas é considerado uma idade ideal para familiarizar um cãozinho com seu novo lar. Não se envolva em jogos violentos com novo cãozinho, isto pode estimular a agressividade. Se você decide pelo cãozinho, deve estar preparado para muitos meses de casa quebrada e despesas médicas iniciais.

 

Escolhendo um Cão Idoso

Você não tem que ter um cãozinho para treiná-lo da maneira que quiser. Você pode ensinar novos truques a um cão idoso. Para algumas famílias, a melhor opção é um cão mais velho domesticado, cujo temperamento, tamanho, cuidados com a pelagem e o comportamento já estão estabelecidos. Quando adotar ou comprar um cão adulto, informe-se sobre seu passado. Pergunte ao pessoal do abrigo ou ao criador o que observou sobre sua personalidade. Alguns animais são dados para abrigos devido a problemas de comportamento. Entretanto, muitos bons cães, são abandonados simplesmente porque seus proprietários não podem mais cuidar deles ou não querem mais cuidar. Às vezes, os criadores vão colocar um cão mais velho em um lar quando seus dias de exposição ou reprodução estiverem encerrados. Muitas pessoas quando se mudam abandonam seus cães. Esses animais muitas vezes tornam-se excelentes companheiros. Adotar um animal sem lar com amor e segurança, você pode ganhar um companheiro leal.

 

Amigo ou Protetor?

A maioria dos cães, mesmo os pequenos, late quando estranhos se aproximam de sua casa ou quintal. Esse latido usualmente é suficiente para deter os intrusos. Um animal de estimação pode não ser treinado como um cão de ataque. Treinar cães para atacar requer manipulação e conhecimentos especiais para prevenir lesões acidentais a pessoas, incluindo membros de sua própria família.

 

Mesmo que você decida adotar um cãozinho, ou mesmo adquirir um filhote de um Criador a visita ao médico veterinário, logo no início da relação é de fundamental importância. É necessário avaliar seu estado de saúde ou mesmo riscos de adquirir uma. A necessidade da realização de exames pode ser pequena, mas somente um Veterinário é capaz de avaliar essa necessidade.

 

O Hospital Veterinário Verlengia, funciona 24 horas por dia em todos os dias do ano e é referência em Medicina Veterinária na Região de Campinas. Contamos com profissionais altamente capacitados e um ainfraestrutura completa de Exames e equipamentos hospitalares

 

Localização:

Hospital Veterinário Verlengia – Clínica Veterinária 24 horas e Pronto Socorro

(19) 3242-2408

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 111 – Castelo – Campinas/SP

contato@hospitalverlengia.com.br

URL para rota do Google Maps:https://www.google.com.br/maps/place/Hospital+Veterin%C3%A1rio+Verlengia/@-22.8885523,-47.079074,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94c8c61863d5cb87:0xcd4b661378e25d96!8m2!3d-22.8885573!4d-47.0768853

 

URL para rota do Waze: https://www.waze.com/pt-BR/livemap?zoom=17&lat=-22.88839&lon=-47.07682

 

URL para rota do Bing Maps: https://www.bing.com/maps?osid=aafe6550-230e-4b3f-81cf-ff09616a55cc&cp=-22.888299~-47.078624&lvl=17&v=2&sV=2&form=S00027

Recommended Posts