24 HORAS

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 111 - Campinas

contato@hospitalverlengia.com.br

(19)3242-2408

Artigos

Cortando as unhas de seu gato

Publicado em 28 de agosto de 2015

img1Os gatos são conhecidos como pets "auto-limpantes", apesar de precisarem dos humanos para algumas atividades de higiene. Uma técnica de higiene que os gatos não conseguem fazer sozinhos é aparar as unhas. Enquanto alguns gatos que só ficam em casa possam ter suas garras anteriores removidas por um procedimento cirúrgico, as garras das patas traseiras são mantidas. Pet shops vendem cortadores de unha especiais para que essas garras sejam aparadas.


Aparar as unhas de um gato é mais fácil quando ele é apresentado ao cortador de unhas quando ainda é filhote. Se você tem seu gato desde filhote, tenha o hábito de pegar em suas patinhas frequentemente, fazendo com que se sintam confortáveis com o ato de ter suas patas seguras. Até mesmo gatos adultos podem aprender a deixar suas patas serem tocadas e terem suas unhas aparadas se você dedicar tempo a ficar acariciando suas pernas e patas antes de iniciar o corte.
Para aparar as unhas, você deve segurar o gato próximo ao seu corpo. Alguns gatos que não estão habituados a cortarem suas unhas podem ser enrolados em uma toalha e seguros por uma pessoa enquanto uma segunda pessoa corta as unhas.  Se o seu gato for calmo, você pode deixá-lo sentar-se em uma mesa ou no chão enquanto você apara suas unhas.
Pegue a pata que você deseja aparar em sua mão. Aperte a parte de baixo da pata gentilmente para expor as garras. Pegue o cortador de unhas especial para gatos na mão em que você tem mais habilidade e corte a unha. Corte somente a parte branca da unha, ficando longe da parte rosada que é o sabugo.
Se você cortar o sabugo, haverá sangramento. Isso também pode causar dor ao seu gato porque há um vaso sanguíneo e uma terminação nervosa nele. O sangramento deve parar em minutos. Se isso não ocorrer use um produto hemostático para parar o sangramento. Este produto é vendido na maioria dos pet shops. Cortando as unhas frequentemente você fará com que o sabugo retraia. Com o sabugo retraído, você terá menos chance de fazer seu gato sangrar.
As unhas dianteiras podem precisar ser aparadas duas vezes mais do que as traseiras. Isso ocorre porque as unhas traseiras são desgastadas quando o gato usa suas patas. Além disso, os gatos conseguem alcançar suas patas traseiras com suas bocas e mordiscam as unhas para mantê-las curtas.